domingo, 24 de agosto de 2008

Dr. Fantástico (Dr. Strangelove or:... ) - 1964

Clássico filme de Stanley Kubrick, de 1964, onde é contada a história de uma "guerramalentendida" entre os Estados Unidos e a extinta União Soviética (E aí, Guerra Fria?). O diretor sabiamente optou por filmar esta comédia de um Humor Negro bastante inteligente em preto e branco onde é relatada a loucura de um General norte-americano de querer lançar uma bomba atômica no país soviético. Uma cena clássica e memorável do filme é a imagem Slim Pickens de chapéu de cowboy montando em cima do míssil que fôra nuclear, em direção a URSS, como se estivesse domando um touro.

Este papel foi, iniciamente, dado ao comediante Peter Sellers junto a mais três. Contudo o autor recusou alegando uma fratura no braço que impossiblitava-o de realizar o papel. Porém, Sellers representou muito bem os outros três papéis a que fôra requisitado: Capitão Lionel Mandrake, um oficial britânico em serviço nos EUA; Presidente Merkin Muffley; Dr. Strangelove, um deficiente físico ex-nazista, perito em guerra nuclear.

Dr. Fantástico, ou originalmente Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb é um filme que podemos levar a outras perspectivas mais sociais e analisarmos o fato do descontrole dos Estados Unidos, como potência maior, a querer afligir nações pequenas e que possam ser consideradas como “pedras nos sapatos”. Este filme é de 1964, mas tem características bastante atuais a serem relatadas.

O Iraque que o diga!!!

Um comentário:

Déo Cardoso disse...

Gostei do novo visu, Lendinha. Também gostei do seu requintado gosto cinematográfico, pois Dr. Strangelove é um clássico que merece ser visto por tod@s.

Paz, parceiro!

:-Déo Neguinho Atento