domingo, 22 de junho de 2008

Sheik Tosado - Repente Envenenado

Já disse Jorge Du Peixe - no DVD de sua banda, Nação Zumbi: Propagando -, citando Fellini: "Amargou? Relembrar!".

Sheik Tosado é uma banda de muito conceito que finou-se muito cedo. Musicos de qualidade que vale muito a pena recordar e curtir.

O Sheik Tosado é uma das bandas que melhor representaram o Manguebeat, na década de 90, no cenário musical tanto de Recife quanto o nacional.

Garantia!

Sheik Tosado - Som de Caráter Urbano e de Salão (1999)

Faz tempo que a banda Sheik Tosado deu-se finada. O que, na época, parecia ser umas das bandasmais promissoras do que se tornaria a sequência do Movimento Manguebeat criado em Recife, teve uma existência muito breve com seu fim prematuramente jogado. Os integrantes das bandas seguiram em outros projetos, como o vocalista Flávio Augusto A.K.A. China ou, atualmente, Chinaman, lançou seus projetos solos e canta junto a parte do Mombojó no Del Rey.

O Sheik Tosado, ao lado de bandas como Eddie e Bonsucesso Samba Clube, deu ao gênero Manguebeat um nova força, ar e graça aqueles que achavam que estilo ficaria orfão depois da morte de Chico Science em 1997.

Com uma pegada mais rápida e pesada sem perder as origens culturadas pernambucanas, o Sheik Tosado fôra uma das bandas mais representativas do cenário musical de Recife. Vale muito a pena conferir o som dos caras.

Saia da mesmice!

Sheik Tosado - Som de Caráter Urbano e de Salão

Lista:
01 - Toda Casa Tem Um Pouco de África
02 - Esquenta Barracão
03 - La Ursa
04 - Sheik Tosado
05 - Malê
06 - Hardcore Brasileiro
07- Repente Envenenado
08 - Baleia
09 - Vinheta Para Jackson
10 - Zum, Zum, Zum Pancada

De Leve - De Love (2008)

Ramonzito estais amaaaaando!!!

Quem te viu, quem te vê! Pra quem ficava de chacota com Deus e o mundo, Ramon "Peludo" Moreno está de cd novo na praça e cheio de graça... pras liiiiiiiindas, brother! EPzinho aí só tem cinco faixa, mas tá responsa, cumpadi.

Bem diferente que as rimas da época do Quinto, mas covenhamos, o homem agora tá na coleira. Que vaciiiiiiiiiiiiiiiiiilo!!!

De Leve - De Love:

Lista:
01 - Sempre A Caminhar
02 - O Que Você Conta?
03 - Pra Ser Feliz
04 - O Que Nego Quer
05 - Quero-Te-Bem

Cultura x Comércio (… ou Comércio x Cultura (?))*

Artigo escrito por Augusto "Guto" Rafael

Depois da última viagem que fizemos à Recife, voltei de lá com mais interesse pela terra (Como todos sabem, sou baba-ovo de Recife sim!). A catinga não foi motivo para desgostar da cidade que me atrai pelas músicas e cultura. Num tour de ônibus (Um coletivo normal. Não o fretado pela faculdade), saímos eu e Marcelo do centro da cidade, que se localiza no Recife Antigo, até Boa Viagem, bairro de elite. No caminho fui constatando a quantidade de shows que a cidade armazena através de cartazes colados em paredes e muros, e alguns outdoors. O que estranhei é que a maioria dos shows eram de bandas de Forró Eletrônico de bandas tipo as que temos aqui. Poucos foram os anúncios de bandas de Manguebeat - estilo musical criado em Recife nos anos 90 e que mais me atrai a cidade. Nem o show do Marcelo D2, o rapper nacional mais Pop da atualidade, que ia acontecer se não me engano na Sexta-Feira ou no Sábado da época (informação de um conhecido meu que reside lá) não foi tão divulgado através de qualquer mídia impressa.

Outro fato que estranhei é que o Recife Antigo, bairro-boêmio de Recife, que tem tradicionalidade quanto a música e festas, não estava com este cartaz todo (Acho que pode ser por questão de segurança. Não sei!). O bairro está perdendo espaço para outro bairro da cidade: Boa Viagem, que através de suas boates e luxos estão angariando toda uma massa recifense que se vê mais consumista.

O site Overmundo escreveu um artigo sobre tal assunto que vale a pena conferir: http://www.overmundo.com.br/overblog/a-nova-decadencia-da-cultura-pernambucana

Diferente de Recife, Fortaleza parece vir prezando (pelo um pouco mais) a sua própria cultura. Claro! Ainda há aqueles que, usando de suas próprias palavras, só querem putaria. Não importa quão burra for a diversão-putaria de tantos valdevinos frívolos. Porém, os poucos defensores da cultura cearense já deixam de ser só aqueles interioranos brabos do sertão e outros tantos universitários que prezam por sua terra. A questão da defesa da cearensidade está a tomar a simpatia de um juri maior e mais popular. Um público que faz questão de conhecer a região do Cariri, que dança ciranda no Mercado dos Pinhões ao som da banda Dona Zefinha, que já leu algum cordel ou Patativa do Assaré. Um júri de fronte a um palco que está a modificar-se com os costumes da terra com um vocabulário bastante carregado no cearês. Justo que é uma minoria ainda, mas é uma minoria bastante gradativa.

A questão deste artigo é, em comparação as duas cidades: Recife está virando Fortaleza e Fortaleza está a virar Recife?

*Artigo retirado do Blog Potó quer ser publicitário, da FCC - Faculdade Católica do Ceará:
http://potopublicitario.wordpress.com/

domingo, 8 de junho de 2008

Quinto Andar - Piratão

Discão classe do Quinto! Totalmente a favor da pirataria e das putaria. Os caras trouxeram nesse o álbum o humor escrachado que já era de praxe do coletivo a continuar a pisar nos calo do dedo mindinho que roça na parte de fora do sapato.

Esse trabalho do Quinto Andar pode trazer a tona um assunto que está em alta no mundo das grandes mercenárias gravadoras que, no caso, de estarem perdendo espaço não só para o CD pirata, mas também para o MP3. Fato dado de importante tato!

Mas esse álbum não aborda só estes causos. Destaque para a histórica faixa 06, Cara de Cavalo Encontra De Leve. Só comédia!

CD que vale a pena é esse. Muito claaaasse, brother! E dá pra fazer falta de muuuuito.

Quinto Andar - Piratão:
Parte 01:
Parte 02:

Lista:
01 - O Que É O Quinto Andar?
02 - Rap Do Calote
03 - Rap Da Secretária
04 - Melô Da Propaganda
05 - Pra Falar De Amor
06 - Cara De Cavalo Encontra De Leve
07 - Montagem Da Bandeira
08 - Esse Planeta
09 - Vive Pra Servir Serve Pra Viver
10 - Melô Do Piratão
11 - Ritmo Do Nosso País
12 - Madruga
13 - A 1 Passo Do Paraíso
14 - Muita Falta De Anti-Profissionalismo Dub
15 - $$$
16 - Melô Dos Vacilão
17 - Contratempo
18 - Meu Amor Não Me Abandone

Ozafíro Oteu

por A Lenda

Das profundeza do Ceará,
onde o cinza ainda não comeu,
Pai-judeu veio proclamar
teu nome, Ozafíro Oteu.

Ozafíro Oteu.

Diga de onde tu vai chegar.
Qual foi o caminho que tu se perdeu?
A estrada é longa pra se voltar.
Vá logo agora que o Sol nasceu.

Ozafíro Oteu.

Sente o quente. Mió cala.
A vida é dura pro teu povo hebreu.
“Daqui pra frente tudo vai mudar”.
Já disse antes, fí de Hermanoteu.

Ozafíro Oteu.

Nada de chuva em Quixadá.
Vamu sinbora que o gado morreu.
A fome é grande. Não pode esperar.
A cidade dá o que Deus não deu.

Ozafíro Oteu.

E nas calçada sempre a beirar.
Povo judia que virou judeu.
Virou judeu de tanto se judiar.
Cearéia vira Filisteu.

Ozafíro Oteu.

Curumin - JapanPopShow + Bônus (2008)

O tão aguardado segundo álbum de Luciano Nakata A.K.A. Curumin, grande instrumentista da contemporaneidade brasileira.

Diferente do seu antecessor, Achados & Perdidos, JapanPopShow é um álbum que aproveita mais o instrumental da brasilidade musical, mas com lembranças natas do primeiro álbum que constatamos em certas faixas como Compacto e Mistério Stéreo. Discão muito bem produzido que conta com várias participações especiais dentre elas Marku Ribas, B Negão e Tommy Guerrero.

Nesta seleção foi incluída mais duas faixas bônus: Pai & Filho (da trilha sonora de Cidade dos Homens), com participação da melodiosa CéU, e Samba Japa ao vivo no Festival Humaitá Pra Peixe 2007.

Muito claaaasse! Infeliz de quem perde essa sonoridade que poderia muito bem representar o bom da música nacional pra se deixar influenciar por Créu. É triste, mas é real!

Isso é que é vaciiiiiiiiiiiiiiiiiiiiilo, brother!!!

Curumin - JapanPopShow + Bônus:
Parte 01:
Parte 02:

Lista:
01 - Salto No Vácuo Com Joelhada
02 - Dancando No Escuro (participação Marku Ribas)
03 - Compacto
04 - Magrela Fever
05 - Kyoto (participação Blackalicious e Lateef the Truth Speaker)
06 - JapanPopShow
07 - Mistério Stéreo
08 - Saída Bangu
09 - Mal Estar Card (participação Cristopher Lover)
10 - Caixa Preta (participação B Negão e Lucas Santana)
11 - Sambito (participação Tommy Guerrero)
12 - Esperança
13 - Fumanchu
*14 - Pai & Filho (participação CéU)
*15 - Samba Japa Ao Vivo no Humaitá Pra Peixe 2007

*Faixas Bônus

Sonantes (2008)

Primeiro álbum deste quinteto que surgiu do tão esperado Confraria das Sedutoras do trio 3 Na Massa e suas sedutoras. Este trabalho só fôra lançado na gringa, mas é de muito aguardo para lançamento nacional.

Disco muito bem trabalhado com uma influência eletrônica e de afrobeats (entre tantos estilos que fazem seus componentes e suas crias) e que pode contar com a participação de Lúcio Maia (Nação Zumbi), Apollo 9, Beto Villares e Sibá Veloso (Siba e A Fuloresta) que se destaca na canção Toque de Coito. A banda sempre bem elaborada e a voz de CéU um veludo só.

Essa é pra passar a noite e vairar a madrugada a deleitar-se desta sonora.

Sonantes:

Lista:
01 - Carimbó
02 - Miopia
03 - Toque de Coito
04 - Mambobit
05 - Looks Like to Kill
06 - Defenestrando
07 - Quilombo Te Espera
08 - Itapeva
09 - Braz
10 - Frevo de Saudade