quinta-feira, 22 de maio de 2008

Nenem-Guerreiro

por A Lenda

Nenem...
Nenem-Guerreiro.
Nenem...
Nenem...
Nenem...

Já foi auxiliar de pedreiro.
Já foi pedreiro.
E todo dia levanta com a Maria
pra ganhar dinheiro

Nenem-Guerreiro.

Nenem...
Nenem-Guerreiro.
Nenem...
Nenem...
Nenem...

Já se arriscou de caminhoneiro.
Já foi porteiro.
Em Sampa, já foi cantar em banda
pra ganhar dinheiro.

Nenem-Guerreiro.

Nenem...
Nenem-Guerreiro.
Nenem...
Nenem...
Nenem...

Ele queria ser engenheiro
ou outro banqueiro.
Mas a necessidade fez Nenem ir pra cidade
pra ganhar dinheiro.

Nenem-Guerreiro.

Nenem...
Nenem-Guerreiro.
Nenem...
Nenem...
Nenem...

E hoje...
Hoje Nenem colhe os louros
do trabalho árduo.
Trabalho duro e trabalho árduo
pra garantir que a vida dos futuros
seja diferente da dos passados.

E hoje...
Hoje sua nega vem lhe dar um cheiro.
Nenem...
Nenem-Guerreiro.

domingo, 18 de maio de 2008

Celebridadialismo, a Nova Prática Política

Artigo escrito por Augusto "Guto" Rafael

Outubro, votemos! Outubro, voltemos votemos! Outubro voltemos as urnas para eleger prefeitos e vereadores; com o intuito de dar poder aos representativos políticos das mesmas épocas de ontem e anteontem (e porque não de outrora?). Certo? Nem tanto.

O que antes vivíamos em um tempo político dominado pelo Coronelialismo, onde o poder do voto se dava sobre a vigilância de espigardas de jagunços, passemos a um cenário político mais Clientelista, onde um favor leva a outro; onde uma mão lava a outra. Porém, estamos entrando em uma Era onde a convivência deste cenário está a mudar sua forma para uma nova prática que podemos chamar de Celebridadialista - provido do termo Celebridade- (ou Estrelista). Ora, pois a política brasileira já que vem tomando uma forma onde as Leis e Menções de interesse da Nação, que antes eram os fatores primários para a formação dos políticos e da própria política brasileira, estão modificando seus espaços e ares para um novo palco político onde procede a um jogo de imagem que vem sendo submetido a esta através da publicidade.

A política vem em demasia preocupando-se com a estética da coisa. Ao que parece o povo já não quer ver o operário ou proletariado suado e fedido. O povo quer eleger aquele operário fedido que virou galã-herói, pois só assim a publicidade tem fator importante de brincar com o imaginário de tal fato pode acontecer com qualquer. Todos podem mudar de vida para melhor. Ledo engano. A publicidade é uma fábrica de fazer sonhos e fantasias. O que acontece é o fato de ela estar disfarçando demais a realidade com gliter e brilhantina. As mídias fazem à cabeça do povo. Povo esse que não quer ver o povo como herói. Ainda quer o galã e o galã é celebridade, celebridade é pessoa pública.

Essa escolha é tomada pelo caso de que pelas mídias as celebridades passam emoções através de suas atuações para os telespectadores e isso causa uma aproximação com os ídolos como se eles fossem melhores amigos e confidentes do povo. Assim como a publicidade, esse é o tipo de relacionamento moldado a muita fita crepe. Doce ilusão (doce?!).

A publicidade, que também é responsável por tais “relacionamentos”, aproveita quem e/ ou o que está em mais evidência nas mídias de massa para criar personificações que possam representar seus clientes. Na política atual não é diferente. Tanto que temos hoje em dia um aumento de celebridades que são eleitas para postos de importância política. E isso já não é de agora, pois não esquecemos que em 1985 o ator Ronald Reagan fôra eleito Presidente dos Estados Unidos. Não me admiro se isso acontecer com o atual Governador da Califórnia, o austríaco Arnold Schwarzenegger. No Brasil, temos vários exemplos. O mais lembrado é o do estilista Clodovil Hernandes que se elegeu Deputado Federal em São Paulo.



Do jeito que caminha o cenário político-glamour brasileiro (não só no Brasil, mas no mundo inteiro) será requisito necessário para quem quiser se eleger Governador ter tido participação em alguma das edições do BBB (Big Brother Brasil) e pra Presidente teria que ganhar alguma edição do mesmo (se não derem o cargo no lugar dos R$ 1.000.000,00). Como seria ter Andressa Soares, a ex-Mulher-Melância, no Ministério da Cultura propagando a Cultura do Créu país afora, país adentro, país afora, país adentro (dá até outro Hit de Funk)? Pra Ministro da Fazenda? Pra que uma só pessoa. Dêem esse espaço para algum Grupo de Pagode ou Grupo de Swingueira.



Para o Ministério das Comunicações não existe pessoa mais preparada do que a jornalista/ capa da Playboy, Mônica Veloso. Afinal de contas, metida no cenário político brasileiro ela já foi. Tudo isso com o patrocínio da Cerveja Antarctica, a Boa.
Esse seria um governo de grande brilho, mas, sim, de um triste fim. Nestas próximas eleições vamos abrir o olho em quem votamos. Não é porque o indivíduo é um artista famoso ou aquela mulher já deu pra não sei quem que eles merecem nosso sim. O voto é o único poder que temos as mãos que podemos usar contra esta nata de falsos. Eles já têm dinheiro. Eles já têm o poder. Eles podem comprar a imagem, mas nunca serão de verdade.

Não abandone seu voto nas calçadas. Vote certo!

Dezarie - Fya (2001)

Nunca tinha ouvido falar em Dezarie até a pouco tempo. Ouvi uma babação que o som dela era pedra, que isso e aquilo. Por desencargo de consciência resolvi tirar a prova e logo na primeira música que escutei - Zion - vi que a massa tava certa. O som dela é pedra meeeeesmo, brother! Vale muito a pena curtir o som desta filha de St. Croix, nas Ilhas Virgens, que neguinho não vai se arrepender.

Esse Álbum foi lançado em 2001 e só vem trazendo só realmente pedra. Dezarie é de conceito! Vale muuuito a pena! Peeeeeeeeedra!

Dezarie - Fya:
Parte 01:
http://www.4shared.com/file/47113789/40d4c3d3/Dezarie_-_Fya_Parte_01.html?dirPwdVerified=84db09f8
Parte 02:
http://www.4shared.com/file/47116790/17cdba04/Dezarie_-_Fya_Parte_02.html?dirPwdVerified=84db09f8

Lista:
01 - Zion
02 - Omega
03 - Don't Cry
04 - Most High
05 - Love Yourself
06 - Flesh and Bone
07 - Fya
08 - All Ova
09 - Walk Wid Me
10 - Rebel
11 - Jah Throne
12 - Mind Yu Own
13 - Sing Out
14 - Iron Sharpen Iron
15 - Fya Dub

sábado, 10 de maio de 2008

http://www.myspace.com/...

... nathymc. Nathy: Filha de Yemanja. Protejida por Exu Marabô. Guiada por Dona Maria Padilha das Almas.

Esse é o quem sou do perfil de Nathy MC. Guerreira velha de guerra. Parceira de Flora Matos, essa curitibana manda nas rima e a tonalidade de sua voz é foda, véio. A mina que já vi que manda mais do que qualquer maluco que paga pau de improviso.

Nathy tem tudo pra se dar de bem no cenário nacional do Rap Underground. Sempre na melhor companhia (Flora Matos, Sweet, DJ Soares, Grupo Rajas entre outros), ela - ainda bem lá no Underground mesmo - tem rimas excelentes.

Ainda quero viver Nathy representando o Rap com suas parcerias e se apoiando nos pilares da boa música nacional junto a CéU, Nação Zumbi, Instituto e muitos aí.

Web:
http://www.myspace.com/nathymc

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Roberta Sá - Mais Alguém (Programa Ensaio)

Excelente música! Composição de Moreno Veloso em parceria com Quito Ribeiro, esta letra trazida na voz de Roberta Sá, essa potiguar que vem se destacando no cenário musical brasileiro, é parte integrante de seu 2º CD - Que Belo Estranho Dia Pra Se Ter Alegria.

A banda, extraordinária como sempre, desempenha seu papel tão melodicamente que todo o lirismo da canção se faz em plena harmonia que o belo estranho dia sempre se torna mais belo.

Sonantes - EP (2008)

Sonantes! Quem já escutou 3 Na Massa já está familiriazado com a cumplicidade que há entre Rica Amabis (Instituto), Dengue e Pupillo (Nação Zumbi). Junte-os a Gui Amabis e a cantora CéU e teremos o zerado - ainda cabaço - Sonantes.

Saído do já finalizado projeto 3 Na Massa, deu-se cria. Nascia Sonantes. Uma banda com a mesma energia melódica e harmonia orgásmica que sua genitora.

Este link foi retirado do myspace da banda. Vale a pena. Som muuuuuuuito classe! São só 05 músicas, mas ponha no repeat e desça mais outra garrafa de vinho.



Sonantes - EP:

Lista:
- Carimbó
- Itapeva 51
- Looks Like to kill
- Miopia
- Quilombo Te Espera

Web:

Traça_01: Indústria Cultural e Sociedade - Theodor Adorno

Para quem se interessa sobre os fatos que as mídias de massa representam e apresentam para a sociedade moderna, este livro é leitura obrigatória para os estudiosos das teorias das comunicações. Trata-se nada mais nada menos do que a obra-prima de um dos fundadores da Escola de Frankfurt - junto Horkheimer, Marcuse, Benjamin entre outros -, o filósofo alemão de descendência judaica, Theodor W. Adorno.

Prezado homem que criticava a todo instante os fatores agregados a Cultura de Massa que tanto batizou Indústria Cultural, afim de desalienar tantos alienados que visavam uma vida formulada e produzida em série que passava desapercibida perante os olhos atentos aos constantes mudares da lógica lojistica imposta.


Adorno foi precursor dos filhos excluídos da Indústria Cultural. Foi ele quem batizou todos que não vão às modinhas FMícas, que chutam as portas da Globo, que preferem ver Glauber Rocha à Steven Spielberg.

Adorno é o Pai dos Heróis Excluídos...
Ficha Técnica:
INDÚSTRIA CULTURAL E SOCIEDADE
Autor: ADORNO, Theodor W.
Editora: PAZ E TERRA
Assunto: Filosofia

terça-feira, 6 de maio de 2008

Manacá Ao Vivo no Humaitá Pra Peixe 2008

Malditos. Queridos. Odiados. Ouvidos. Manacá. Não deixe o nome enganar você. Manacá é sim uma banda com uma forte influência nordestina, mas também é uma puta banda de Rock. Nascida no (meu) Rio de Janeiro, a banda é composta por Bruno Baiano (bateria), Daniel Wally (baixo), Luiz César Pintoni (guitarra) e a muuuuito linda Letícia Persiles (vocal) e se faz única pela sonoridade híbrida.

Outro fator importante da música dessa se encontra na vocalista/ atriz/ autodidata Letícia que através de suas voz e performace mais do que cênica encorpora todo o sentimento que suas letras expoem.

Manacá é uma banda ainda não muito conhecida, mas já é uma banda grande de grandes que vale muito a pena prestar atenção e ouvir com alma e coração.

O novo trabalho da banda já está pra sair e tem como produtor ninguém menos que Mário Caldato Jr (Beastie Boys, Planet Hemp, Nação Zumbi). Pra quem gosta da mescla, Manacá é prato cheio. Eu já tô no aguardo desse novo trabalho. Esse show rolou no último Humaitá Pra Peixe em 12/01/2008 e vale muuuuito a pena, broder.

Manacá Ao Vivo no Humaitá Pra Peixe 2008:

Lista:
01 - Lua Estrela + Faca De Ponta
02 - Gaiola
03 - Flor De Manacá
04 - Lamento
05 - O Diabo
06 - Canto De Ossanha
07 - Desejado
08 - O Diabo