sexta-feira, 30 de julho de 2010

Almaz - Live WNYC (2010)

Pra quem ainda não conhece o Almaz vale constar que essa não é mais uma banda cover e sim mais um projeto pararelo de releituras sonoras de integrantes da Nação Zumbi (dessa vez Lúcio e Pupilo, respectivos guitarrista e baterista), que contam com as parcerias de Antônio Pinto no baixo e Seu Jorge nos vocais.

A banda acabou de lançar seu primogênito na gringa e como divulgação de seu trabalho, participou do programa Soundcheck na 93.9fm, WNYC New York Public Radio. Trazendo interpretações de Everybody Loves the Sunshine e Cirandar a banda fez bonito lá fora, mas mais onito está o trabalho dessa galera. Almaz é coisa fina!
Lista:
01 - Intro
02 - Cirandar
03 - Interview
04 - Everybody Loves the Sunshine
05 - Interview
06 - Saudosa Bahia
07 - End of the Show

terça-feira, 20 de julho de 2010

A Beleza Cega

artigo escrito por Guto Rafael

Nem bem foi divulgada a lista de candidatos que concorrem à presidência e o bafafá começou antes mesmo de alguns partidos escolherem os seus. Por conta da grande “povoação” nas mídias sociais hoje em dia, os políticos também resolveram usar da ferramenta, o que acabou gerando conflitos e contradições entre os partidos e os concorrentes. Em apenas sete meses, tanto a candidata Dilma Rousseff quanto o atual Presidente Lula foram multados por propaganda antecipada. Outro que sofreu as consequências foi o vice de José Serra, Índio da Costa por propagar pelo microblog, Twitter o que pode vir a ser uma “boca de urna virtual”.

Mas tal fato já era de se esperar. Se não fossem os candidatos, seriam simpatizantes de cada. O que isso vem a mostrar é que o uso dessas mídias vem crescendo gradualmente para com fins publicitários. Por se tratar de uma ferramenta onde muitos usufruem com a finalidade de se informar e de se relacionar, e sendo umas ferramentas que não se fazem privadas, é um dos caminhos mais usados pelo mercado publicitário.

Contudo, não vim aqui com mais um comentário sobre as mídias sociais. Puxei esse assunto por estarem tratando tanto do fato de multas por propagação prematura de campanhas políticas ultimamente. Não! Esse artigo é para falar da “beleza” enganadora que cercam os candidatos e suas propostas. Deixar se cegar por essa radiante propaganda é não enxergar o bom senso. Em época de campanhas eleitorais, todos prometem e falam bonito, mas quanto mais perto do primeiro domingo de outubro, nossos candidatos começam a ladrarem e a darem mordidas uns aos outros. O que o povo mais precisa agora não é de um candidato que tenha enfeites no uso das palavras ou que beije bochechas meladas de crianças. O que o povo mais precisa é de consciência, já que a esperança deu seu último grito foi com um “Impeachment” - resquício de um “Diretas já!” de 1983-84 - em um já quase esquecido 1992, onde muitos lutavam por seus direitos. Muito longe da realidade de hoje onde vemos muitos de nossos representantes serem corruptivos publicamente e ninguém toma atitude alguma. Hoje a acomodação e o medo da violência de um movimento civil prendem os brasileiros em suas cadeiras, mas saibam que o voto tem o poder pra erguer um mundo.

Nneka - Victim Of Truth (2006)

Conheci o som dessa nigeriana algum tempo atrás e me agradou muito. Com influências de reggae, hip-hop, afrobeat entre outros, Nneka apresenta uma verdadeira miscelânea sonora nesse que é seu disco de estréia.

Pra quem quer curtir um som fino (principalmente em uma noite de praia estando bem acompanhado), eu recomendo! Nadúvida, tire suas próprias conclusões.

Lista:
01 - Intro
02 - Stand Strong
03 - The Uncomfortable Truth
04 - Beautiful
05 - Africans
06 - Quit
07 - Changes
08 - Material Thing
09 - Burning Bush (Everybody)
10 - Confession
11 - Showin Love
12 - Warrior
13 - In Charge
14 - Make Me Strong (Interlude)
15 - God of Mercy
16 - Your Request

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Heroísmo Imaginário Induzido

artigo escrito por Guto Rafael

Depois de 4 anos vamos ter que esperar mais 4 anos. O hexa não veio dessa vez. Perdemos a batalha e nossos “heróis” voltam derrotados. Nossa “liga canarinho” fora derrotada. Achei que íamos ganhar esse ano e que nossa seleção seria um time que ganha Copa-sim, Copa-não. Mas ela não é! Cabe esperar sucessores mais “poderosos” para que conquistemos a vitória. Mas por que damos tanta ênfase ao futebol? Simples! Futebol é a única coisa no mundo todo em que somos bons – temos o Rei, o único 5 vezes campeão, vários jogadores foram os melhores, história de tristezas e penúria transformadas em glória (esses fatos vendáveis) etc. – e para não ficarmos com um mísero papel minguado de país subdesenvolvido, necessitamos a todo custo manter esse título. Enquanto muitos países se destacam através de seu sistema econômico, das artes, das novas tecnologias, de suas belezas naturais; nós nos destacamos através de artes que fazemos com os pés.

Agora cito Francisco de Assis França, já conhecido (e saudoso) Chico Science, quando disse “Computadores fazem arte. Artistas fazem dinheiro”. Frase que mais se adequada a esse artigo que vos escrevo. Se nossos jogadores são artistas capazes de fazer obras mais belíssimas dentro de um campo de futebol (no caso, o drible desconcertante e bonitos gols), seus trabalhos não são mais produtos de um futebol-arte, e sim de futebol-negócio. Já o tempo que se jogava futebol pra levar o time à vitória e a taça pra casa. Hoje, se joga futebol única e exclusivamente pelo ca$h, pela bufunfá. Mas a culpa é dos nossos “heróis”? Não! A culpa é de quem enche o espírito dos homens com tanta ganância. Eles não têm juízo de uma sapiência sobre negócio. Negócio para eles é jogar futebol.

Nos resta agora aguardar mais 4 anos para que a próxima geração de “salvadores da Pátria” conquiste manter o Brasil no padrão de país subdesenvolvido que se vangloria de ser um país de “heróis” que não pensam em usar camisinha quando vão pra cama com as amantes, que posam ao lado de traficantes com armas na mão, que cometem assassinatos estúpida e friamente. São esses nossos “heróis imaginários” que tanto espelham a nação. São esses nossos “heróis” que pensam com os pés.

Nação Zumbi - Covers MTV (2007)

Especial da Nação Zumbi na MTV Brasil (o que é raro) onde a banda apresentou algumas covers/releituras de músicas que influenciam esses pernambucanos. Mostrando originalidade na ação, a Nação mostra porque é tida a melhor banda do cenário alternativo dos últimos anos.

Lista:
01 - Canto de Xangô
02 - Jornal da Morte
03 - O Balanço
04 - Purple Haze
05 - Tomorrow Never Knows

http://www.myspace.com/...

... Lurdes da Luz.

Uma das principais MCs de rapper do Brasil integrante do grupo indie/hip-hop, Mamelo Sound System, Lurdes vem se destacando no cenário nacional, seja no próprio Mamelo, seja participando do projeto 3 na Massa, seja no projeto Maquinado ou ágora em sua carreira solo onde mostra o porque de seu nome ser tão requisitado no meio do rap alternativo paulista e dentre os meios sonoros também.
Lurdes apresenta em seu álbum, lançado esse ano, rimas métricas e capazes de prender os ouvintes. Vale a pena conferir o trabalho dessa paulista seja solo seja em boa companhia.

Black Alien Fala Sobre o Rap Nacional e Gringo

Não vou nem comentar nada. Faço minhas as palavras do Gustavo.