domingo, 15 de fevereiro de 2009

Dona Zefinha - Zefinha Vai à Feira (2007)

Descendente da cidade de Itapipoca-CE - seguindo exemplo de algumas outras bandas do Movimento Cabaçal do Estado, como a Dr. Raiz, por exemplo -, a Dona Zefinha é atualmente um dos principais grupos musicais que melhor representam a identidade cultural de seu Estado. Com um repertório lírico e cênico de tamanha excelência, a banda vem se apresentando (e representando) até no exterior.

Contudo, possa ser que, em sua terra natal, sua equivalência não seja a mesma pelo simples fato de que no Estado do Ceará, seu povo não estime tanto respeito pela suas raízes prezando mais elementos para entreter e lucrar; elementos da Indústria Cultural. Os de dentro de casa e os de fora (estes principalmente). Para a maioria dos cearenses a grama do vizinho sempre é mais verde porque sempre tem uma puta propaganda pintando o caso para dizer que aquilo é "O" bom; é "O" melhor. Essa parcela do Ceará assegura tal fato, pois acham que tudo que a mídia mostra presta e elementos da própria Cultura Brasileira (mais do que a Cultura Brasileira. A Cultura Nordestina) vem a ser elementos de macumba (como o Maracatu e o próprio Cabaçal) e, como mesmo é dito no Cearês (linguagem do cearense): "Mó páia!" (Maior páia = Algo que não presta).

Contudo, perante este desabafo, defendo a Dona Zefinha com gosto e garanto que esta seja uma das poucas bandas que são marco da Cultura Cearense, pois temos ótimos músicos e compositores, além de um forte carater pela arte de representar. Quem um dia tiver oportunidade de conferir o show da banda Dona Zefinha, não irá se arrepender tanto pela arte de musicar quanto pela de representar.

Dona Zefinha - Zefinha Vai à Feira

Lista:
01 - Zefinha Vai à Feira
02 - Reino da Iluminura
03 - Que Papo é Esse?
04 - O Furo
05 - O Bamba do Sertão
06 - O Nada
07 - Baião Serrano
08 - Romance
09 - A Ladainha
10 - A Vaia
11 - Pêia Nos Caboco
12 - O Penso
13 - Ciranda do Mar

3 comentários:

Unknown disse...

Olá Amigo! Sou integrante da Banda Dona Zefinha e fiquei muito feliz com o texto no seu blog que faz grandes referências ao trabalho da banda. Tenho certeza que você acredita nas mesmas idéias e sonhos sobre a música e o fazer teatral do nosso estado. Gostaria de fazer uma retificação sobre a origem da Banda Dona Zefinha. Nós somos da cidade de ITAPIPOCA (região norte) e não da região do Cariri como está no texto. Se você puder fazer essa mudança, seria melhor. No mais, agradecemos desde já o apoio e se quiser saber mais informações sobre a BANDA DONA ZEFINHA é só acessar nosso site: www.donazefinha.com.br

A Lenda disse...

Ok, Paulo! Foi um erro meu. Foi mal, meu brother. Já corrigi o texto. Foi muito bom seu comentário. Curto muito o som da banda e sei que vocês tem a total capacidade de representar o Estado do Ceará. Abraço!

Anônimo disse...

OLA GALERA, GOSTAIA DE SABER E VER O TRABALHO DE VCS, POIS JA APRENDI A GOSTAR DE VCS SO DE OUVIR UMA FAN DE VCS ACHO QUE CONHECEM, E UMA MENINA MAGRELA LOIRA, QUE SE CHAMA CRISTIANI MAIA,QUE E NAMORADA DO NETINHO QUE POR SINAL E MEU PRIMO,SERIA MUITO LEGAL SE VCS DIVULGASSEM O TRABALHO NA CIDADE, TENHO CERTEZA QUE SERIA DE MUITO BOM PROVEITO, VALEU,,,(ELIZABETY SEQUEIRA)BETY;