quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Luto pelo Som Barato

O que é a força motivadora da hierarquia, hein? Caros(as) lendinhas, é com tamanho pesar que me encontro à tal fato decorrido essa semana. No dia 08 de Setembro de 2008, Blog Som Barato (que por sinal, um de meus preferidos) foi preterivelmente fechado. Por quem? Indústrias Fonográficas. Motivo? Por ter disponibilizado trabalhos de certas gravadoras, como a Biscoito Fino que é uma gravadora “independente” consumada por músicos do que vem a Nova MPB, gratuitamente em seu domínio.

Contudo, não foi só a Biscoito Fino que boicotou a disponibilidade de seus trabalhos. Ela é só uma entre tantas. Mas o que me importuna na é o fato da Indústria ter boicotado o Som Barato (Bem... na verdade é sim), e sim a razão. O Som Barato foi fechado porque disponibilizava Álbuns de artistas sem autorização do mesmo e/ ou das gravadoras. Palmas para as gravadoras! Tão realizando muito bem os seus papéis. Eles não pensam que isso pode ser um meio de divulgação dos trabalhos dos artistas e das bandas. Não! Eles só pensam no dinheiro; só pensam no lucro -$$$$.

Estamos numa Era de modernidades onde o que se é consumido, já não é mais palpável. O MP3 veio para ficar. As gravadoras gostando ou não. Não é porque um Blog disponibiliza trabalhos da Indústria que a pirataria vai aumentar ou a venda disco vai cair. Quem é fã e gostou do trabalho, compra original! Na lata! Sem dó! As gravadoras têm que saber lhe darem com isso, senão o que vai ter de Blog fechando a torto e a direito e neguinho preso aí se a Lei Azevedo for aprovada não vai tá no gibi, cumpadi. Já pensou o tanto de gente descendo porque fez download de disco? Aí vai ter que rolar uma modificação arquitetônica no Brasil e começar a ter presídios por km².

Não sou a favor de comercializar música. Pra mim disco é meio de divulgação de trabalho dos músicos. Mas se é pra comercializar, é bem mais proveitoso as gravadoras repensarem seus formatos e modificarem suas estruturas para agência de músicas, tendo os mesmos formatos de uma agência de publicidade. Ela distribuiria os trabalhos de seus artistas e em troca fariam papéis de agentes angariando seus lucros com bases em shows e apresentações. A banda na perderia sua imagem e identidade. Apenas dividiria parte dela a estas agências. Quem quiser fazer seu trabalho por conta própria, faça. Quem quiser o apoio de alguma agência, agilize.

Mas se você ta começando, vá por mim. Não se prenda a ninguém!

Um minuto de silêncio para o Som Barato.

Um salve eterno para o Sem Barato.

Nenhum comentário: