sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Vamô crowdiar tudo!

Faça aquilo que lhe der na telha! Não, não estou fazendo apologia ao anarquismo ou qualquer outro –ismo que você tenha em mente. Estou falando de um modelo de produção independente que chegou pra atender demandas específicas: as suas. Essa é a ideia do crowdsourcing. Provavelmente você já deve ter ouvido falar alguma coisa sobre isso ultimamente, e não, isso não mais a mais nova rede social da moda.

Crowdsourcing é um sistema de produção de conteúdo que atinge uma demanda de um determinado público pra resolver qualquer problema ou até mesmo desenvolver soluções viáveis pra todo mundo. É uma ferramenta de muito valor pra quem não quer ficar esperando dormindo por alguma coisa que é do seu interesse, como um show, um filme, uma revista em quadrinhos etc.

Ainda não entendeu? Belezinha! Vou citar aqui alguns exemplos (e o 1º foi quem me incitou a escrever sobre isso). Cidadão Instigado é uma banda cearense que já tem 18 anos de estrada; 1 EP e 3 CDs na bagagem; e agora estão pra lançar o 4º, mas isso só depende da gente. Vou explicar melhor: pra lançar o 4º álbum, a banda adotou o crowdsourcing como projeto de captação para a produção do disquinho. Junto com o site Sibite, os caras disponibilizaram pacotes de investimento para esse projeto com valores já definidos onde cada pacote tem sempre uma contrapartida diferente para os investidores. O projeto começou a rodar no último dia 9 de setembro e vai até 8 de março do ano que vem. (É! Tem prazo de validade. :/). Quem quiser conferir e participar dessa basta clicar aqui.


Outro exemplo, e um dos mais conhecidos do país, é o Queremos, um site que vende exclusivamente ingressos para shows. Mas calma lá! Não é qualquer show, é o show que você quer... Ok! Todo show que você vai é porque você quer. Porém, o Queremos ele traz aquelas
bandas gringas que dificilmente dão as caras por aqui. A ideia é a seguinte: eles contratam a banda, fecham com a casa de show, aluguel de equipamento de som, de luz etc. e quem ajuda a bancar tudo é você, amigo. Você e mais uma cambada de outros amigos. E assim como o 4º álbum da Cidadão Instigado, você tem tempo cronometrado pra que os ingressos se esgotem e você possa curtir. Se nem todos os pacotes não forem vendidos, não precisa se preocupar com seu rico dinheirinho. Os organizadores devolvem sua grana direto pra sua conta bancária.

Agora vou dar um exemplo #fail de uma galera que podia ter usado o crowdsourcing pra conseguir o que queria. Vários amigos meus do Facebook começaram a participar de um evento criado na rede social chamado The Strokes em Fortaleza. O evento encerra hoje às 20h e contou com a confirmação de 8.441 usuários do site. Ok! Todo mundo sabe que nesses eventos não dão metade do povo que clica no “Eu vou”. Mas, amigo... mais de 8 mil pessoas e um show do The Strokes? Lógico que através do crowdsourcing essa meta seria batida fácil! Quem sabe na próxima, né?


Agora que você já sabe como conseguir as coisas, não tem mais desculpa de ficar esperando pelos outros.