Crowdsourcing é um sistema de produção de conteúdo que atinge uma demanda de um determinado público pra resolver qualquer problema ou até mesmo desenvolver soluções viáveis pra todo mundo. É uma ferramenta de muito valor pra quem não quer ficar esperando dormindo por alguma coisa que é do seu interesse, como um show, um filme, uma revista em quadrinhos etc.
Ainda não entendeu? Belezinha! Vou citar aqui alguns exemplos (e o 1º foi quem me incitou a escrever sobre isso). Cidadão Instigado é uma banda cearense que já tem 18 anos de estrada; 1 EP e 3 CDs na bagagem; e agora estão pra lançar o 4º, mas isso só depende da gente. Vou explicar melhor: pra lançar o 4º álbum, a banda adotou o crowdsourcing como projeto de captação para a produção do disquinho. Junto com o site Sibite, os caras disponibilizaram pacotes de investimento para esse projeto com valores já definidos onde cada pacote tem sempre uma contrapartida diferente para os investidores. O projeto começou a rodar no último dia 9 de setembro e vai até 8 de março do ano que vem. (É! Tem prazo de validade. :/). Quem quiser conferir e participar dessa basta clicar aqui.
Agora vou dar um exemplo #fail de uma galera que podia ter usado o crowdsourcing pra conseguir o que queria. Vários amigos meus do Facebook começaram a participar de um evento criado na rede social chamado The Strokes em Fortaleza. O evento encerra hoje às 20h e contou com a confirmação de 8.441 usuários do site. Ok! Todo mundo sabe que nesses eventos não dão metade do povo que clica no “Eu vou”. Mas, amigo... mais de 8 mil pessoas e um show do The Strokes? Lógico que através do crowdsourcing essa meta seria batida fácil! Quem sabe na próxima, né?
Agora que você já sabe como conseguir as coisas, não tem mais desculpa de ficar esperando pelos outros.