domingo, 15 de fevereiro de 2009

Dona Zefinha - Zefinha Vai à Feira (2007)

Descendente da cidade de Itapipoca-CE - seguindo exemplo de algumas outras bandas do Movimento Cabaçal do Estado, como a Dr. Raiz, por exemplo -, a Dona Zefinha é atualmente um dos principais grupos musicais que melhor representam a identidade cultural de seu Estado. Com um repertório lírico e cênico de tamanha excelência, a banda vem se apresentando (e representando) até no exterior.

Contudo, possa ser que, em sua terra natal, sua equivalência não seja a mesma pelo simples fato de que no Estado do Ceará, seu povo não estime tanto respeito pela suas raízes prezando mais elementos para entreter e lucrar; elementos da Indústria Cultural. Os de dentro de casa e os de fora (estes principalmente). Para a maioria dos cearenses a grama do vizinho sempre é mais verde porque sempre tem uma puta propaganda pintando o caso para dizer que aquilo é "O" bom; é "O" melhor. Essa parcela do Ceará assegura tal fato, pois acham que tudo que a mídia mostra presta e elementos da própria Cultura Brasileira (mais do que a Cultura Brasileira. A Cultura Nordestina) vem a ser elementos de macumba (como o Maracatu e o próprio Cabaçal) e, como mesmo é dito no Cearês (linguagem do cearense): "Mó páia!" (Maior páia = Algo que não presta).

Contudo, perante este desabafo, defendo a Dona Zefinha com gosto e garanto que esta seja uma das poucas bandas que são marco da Cultura Cearense, pois temos ótimos músicos e compositores, além de um forte carater pela arte de representar. Quem um dia tiver oportunidade de conferir o show da banda Dona Zefinha, não irá se arrepender tanto pela arte de musicar quanto pela de representar.

Dona Zefinha - Zefinha Vai à Feira

Lista:
01 - Zefinha Vai à Feira
02 - Reino da Iluminura
03 - Que Papo é Esse?
04 - O Furo
05 - O Bamba do Sertão
06 - O Nada
07 - Baião Serrano
08 - Romance
09 - A Ladainha
10 - A Vaia
11 - Pêia Nos Caboco
12 - O Penso
13 - Ciranda do Mar

Lord Tanamo - I'm In The Mood For Ska (The Best Of) - (2007)

Na sinceridade, conheci o som do Lord Tanamo a pouco tempo e fiquei chapado de cara. Não conheço muito pouco desse artista, só sei que ele é de Kingston, Jamaica e parece que ele era vocalista da banda The Skatalites (essa informação não tenho certeza, brother!). Só sei que o som vai de um Ska com influências de Reggae e Dub. Esta é uma compilação de seu trabalho na década de 60 que foi lançada em 2007.

Enfim, lendinha... o som é chapante de responsa. Vale a pena ouvir Lord Tanamo. Som de responsa! Pedradaaa...

Lord Tanamo - I'm In The Mood For Ska (The Best Of Lord Tanamo)
Parte 01:
Parte 02:

Lista:
01 - I Had A Dream
02 - Come Down
03 - I Am Holding On
04 - You Belong To My Heart
05 - Taller Than You Are
06 - Mother's Choice
07 - I Love You Truly
08 - If You Were Only Mine
09 - [Let Me] Dance With You
10 - Iron Bar
11 - Mattie Rag [Aka Ol' Matilda]
12 - A Mother's Love
13 - Downtown Gal
14 - You'll Never Know
15 - I'm In The Mood For Ska
16 - A Dash Of The Sunshine [Calypso]
17 - Got To Have You Baby [Gordon]
18 - China Man [From Montego Bay]
19 - Yellow Bird
20 - Island In The Sun
21 - Jamaica Farewell
22 - Shame And Scandal [In The Family]
23 - Rainy Night In Georgia
24 - Friends Will Let You Down
25 - Ol' Fowl
26 - My Sweet Jamaica [A Dash Of The Sunshine]